domingo, 16 de agosto de 2015

O fim do blogger.com.br


Fui tentar ler o meu blog mais antigo e descobri que ele não existe mais. Não existe mais o Blogger.com.br. A Globo.com, que era a proprietária, tirou ele do ar em 30 de junho desse ano.

Seu blog não existe mais. Não existe mais há mais de um mês e meio e você não notou, então talvez ele não fosse mais tão importante assim.

Mas era.

Foi o espaço de uma moça que escrevia coisas aleatórias dos... 20 aos 25 anos, pelos menos. Tinha comentários de amigos que liam e conversavam comigo sobre as coisas escritas. Tinha minhas variações de humor e uns textos que hoje deviam me envergonhar. Mas tinha muita coisa. 

Nos últimos meses venho pensando fortemente em deletar todos os blogs que inventei. Tirar do ar esses textos que um dia tive o ímpeto de escrever e publicar e por isso eles ficaram aqui, na internet, e ficarão pra sempre. Ou, até esse serviço de blog existir. Tenho pensando nisso porque deixei de ter esse impulso forte de escrever e publicar, de escrever e escrever e escrever. 

Há alguns anos, eu sentia a necessidade de escrever e tornar público, de colocar em palavras o que sentia e o que pensava. Era algo como "penso/escrevo" ou "sou/escrevo". Era o tempo em que as pessoas estavam aprendendo o que era a internet. As coisas eram menos grave, mais divertidas, pelo menos na internet. A gente aproveitava para explorar os espaços e conhecer pessoas, sem receitas prontas e sem tanto medo. Não que não houvesse risco. Mas hoje parece tudo mais exagerado. Tudo uma overdose de gente e ideias e palavras. Parece ser um mundo que não precisa de tanta palavra, porque elas se multiplicam tão rápido e... quem é que vai ler tudo isso?

Mais do que isso, porque a gente vai escrever tudo isso?

Eu escrevia sobre coisas tão variadas porque a minha mente sempre foi assim, saltando de lá pra cá com mil histórias e ideias. Hoje, me cobro objetividade. E a parte reflexiva, que era o que tornava escrever tão divertido, foi ficando escondida nas minhas gavetas cheias de post-its e tarefas e contas e a vida adulta, de fato.

Hoje eu descobri que o meu blog mais antigo não existe mais. E me dei conta que a Globo.com tomou uma decisão que eu adiava há tempos. Decidiu que aquilo lá não precisa mais estar ali, existindo de forma infinita. Eu, por mim mesma, levaria mais 10 anos pra conseguir fazer o que fizeram sem pensar duas vezes. Taí o mundo corporativo cumprindo uma de suas funções, atropelando nosso passado e as memórias afetivas.
Talvez eu deva agradecer. Ou... recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário